sábado, 31 de julho de 2010
Cogumelos comestíveis ajuda no sistema de defesa do organismo e enriquece o coração
sábado, 10 de julho de 2010
A cura pelo toque.
Suponhamos que você esteja em casa e, de repente, sinta auela dor de cabeça terrível. Pode ser também que você esteja com cólica, ou então, sofra de insônia e não consiga dormir.
Em vez de se desesperar ou correr tomar um analgésico, experimente usar o do – in , uma técnica da medicina tradicional chinesa (MTC), onde um toque no ponto certo pode reequilibrar a sua energia, devolvendo-lhe a saúde. Para entender como funciona esse metodologia imagina que fosse possível enxergar o corpo humano além de músculos e ossos, seria uma surpresa porem enxergaria canais energéticos fluindo no nosso corpo, em um ritmo que nunca pára.
Esses canais são chamado de meridianos, “linhas” que estendem ao longo do organismo e correspondem, cada uma, ao funcionamento e um órgão ou vísceras do nosso corpo,que também estão relacionado com emoções e comportamento.
Na base da MTC, surgida na China há mais de 5 mil anos e depois levada para o Japão.Quando equilibrada essa energia (conhecido como CHI na china e KI no Japão )resulta uma saúde perfeita. Esse conceito é bem diferente da definição da OMS, que tem saúde como a simples ausência de doença ou invalidez.
Para os orientais, não apresenta enfermidade não é suficiente. Para ser saudável, a pessoa também deve ter disposição, alegria de viver, relacionar bem. Se essa energia estiver em falta ou em excesso, o mal-estar, o desânimo, o cansaço e as doenças acabam aparecendo.
O segredo para ter corpo e mente sadios nada mais é do que um fluxo energético estabilizado. Mas como atingir esse equilíbrio? A resposta é simples: com as mãos.
E isso pode ser feito com três técnicas diferentes: o shiatsu, o do-in a acupuntura e outros ( com trabalhos em bases dos meridianos ). Para poder reequilibrar a energia vital, no shiatsu, o terapeuta da medicina oriental aplica pressão com os dedos em todo o trajeto dos meridianos.
Utilizando o do-in, alguns pontos ao longo dos canais de energia são pressionados,e na acupuntura, esses mesmos pontos são acionados com a aplicação de uma pequena agulha. “Quem dá os sinais de que técnica será utilizada é o próprio paciente” , como explica a medicina chinesa.
A HARMONIA ENTRE YIN E YANG
Imagine que uma pessoa apresenta um mal funcionamento intestinal. O terapeuta vai atuar, então, no canal de energia do intestino grosso. Como, segundo a medicina tradicional chinesa , a maioria das doenças é ocasionado por excesso de energia, deve se sedar o ponto ou trajeto do meridiano, o paciente durante aplicação do método pode sentir dor isso e normal por ser uma resposta natural do organismo. No entanto, conforme a energia vai sendo liberada, é como se houvesse uma sedação e a dor passa. De acordo com a MTC a falta de energia está relacionada com a minoria das enfermidades, como o câncer e as doenças degenerativas. E então, deve-se tonificar.
“Nos dois casos ( tonifica ou sedar o ponto ), o objetivo é , com o toque, descongestionar o fluxo energético e devolver a homeostasia, a estabilidade ao organismo” segundo José Líbano professor de medicina oriental. Em outras palavras, trata-se do equilíbrio energético que lhe é próprio e que está em sintonia com a natureza. Aliás, a MTC tem bases filosóficas no Taoísmo, no qual o universo é resultado da interação entre o YIN e YANG, gradações do TAO (energia cósmica universal) e, dessa maneira, o corpo humano também funciona de acordo com essas duas forças. Portanto, tudo tem o seu lado YIN e seu lado YANG (sol = yang, lua = yin , o céu = yang, terra = yin), no casso do nosso corpo a tensão é característica Yang e o relaxamento é característico Yin, a constipação é Yang, e enquanto a diarréia é Yin. Do equilíbrio entre essas duas forças é que depende da harmonia de todos as coisas do universo. Coma saúde, não é diferente: para estar saudável Yin e Yang devem estar em equilíbrio no seu organismo.
Ano 1 - N° 2
1999.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Natureza, útero da Vida ...
O comportamento da destruição em massa transforma o que um dia foi útil em lixo altamente prejudicial, haja vista a transformaçao de gases de putrefação nos morros, montanhas e ao longo de circuitos energéticos que abrangem vulcões e crateras que outrora não se manifestavam e não provocavam altas lavas e constantes explosôes, pois o homem colaborou na atitude, na omissão,na forma de pensar, no uso da palavra, contribuiu para a desvalorização da Natureza, que é a fonte máxima da vida, é como retirar o feto em tempo inábil para manter a vida, o homem está fazendo de tudo para que este feto que mantém a Natureza se torne um natimorto sem precedentes, sem escolhas, sem vontade própria.
No entanto , o retorno é proporcional ao ato, destruir a própria casa e deixar de nutrir a própria mãe, provoca uma revolução do berço em fazer de tudo para salvar a fonte primária que é a Natureza, o berço provoca formas de manifestar o equilíbrio, então as ações de terremoto, maremoto, degelo, chuvas em excesso, queimadas em florestas devido a altas temperaturas são resultados de uma força destruidora do homem, que ainda não despertou para a verdade das leis do equilíbrio, do reconhecimento, da gratidão, em relação à sua mãe maior, a Natureza que é o brilho do Criador e a fonte do alimento que um dia foi inesgotável, e hoje é uma fonte em perigo nas mãos do homem.
Feliz é aquele que reconhece, é grato e realiza o que for possível para que o equilíbrio de suas ações não provoque a revolução do berço da vida, que tudo vê, tudo sente, e contribue para que o ser humano seja um líder material que tem a obrigação e a finalidade de receber a natureza e cuidar de tudo que ela oferece respeitando e agradecendo ao reino vegetal,animal e mineral pela dádiva da vida, pela dádiva da evolução, pela dádiva do perdão, e pela dádiva de estar compartilhando com honra e vontade, a amizade, a beleza, a dignidade e a perfeição que somente a natureza pode oferecer.