Suponhamos que você esteja em casa e, de repente, sinta auela dor de cabeça terrível. Pode ser também que você esteja com cólica, ou então, sofra de insônia e não consiga dormir.
Em vez de se desesperar ou correr tomar um analgésico, experimente usar o do – in , uma técnica da medicina tradicional chinesa (MTC), onde um toque no ponto certo pode reequilibrar a sua energia, devolvendo-lhe a saúde. Para entender como funciona esse metodologia imagina que fosse possível enxergar o corpo humano além de músculos e ossos, seria uma surpresa porem enxergaria canais energéticos fluindo no nosso corpo, em um ritmo que nunca pára.
Esses canais são chamado de meridianos, “linhas” que estendem ao longo do organismo e correspondem, cada uma, ao funcionamento e um órgão ou vísceras do nosso corpo,que também estão relacionado com emoções e comportamento.
Na base da MTC, surgida na China há mais de 5 mil anos e depois levada para o Japão.Quando equilibrada essa energia (conhecido como CHI na china e KI no Japão )resulta uma saúde perfeita. Esse conceito é bem diferente da definição da OMS, que tem saúde como a simples ausência de doença ou invalidez.
Para os orientais, não apresenta enfermidade não é suficiente. Para ser saudável, a pessoa também deve ter disposição, alegria de viver, relacionar bem. Se essa energia estiver em falta ou em excesso, o mal-estar, o desânimo, o cansaço e as doenças acabam aparecendo.
O segredo para ter corpo e mente sadios nada mais é do que um fluxo energético estabilizado. Mas como atingir esse equilíbrio? A resposta é simples: com as mãos.
E isso pode ser feito com três técnicas diferentes: o shiatsu, o do-in a acupuntura e outros ( com trabalhos em bases dos meridianos ). Para poder reequilibrar a energia vital, no shiatsu, o terapeuta da medicina oriental aplica pressão com os dedos em todo o trajeto dos meridianos.
Utilizando o do-in, alguns pontos ao longo dos canais de energia são pressionados,e na acupuntura, esses mesmos pontos são acionados com a aplicação de uma pequena agulha. “Quem dá os sinais de que técnica será utilizada é o próprio paciente” , como explica a medicina chinesa.
A HARMONIA ENTRE YIN E YANG
Imagine que uma pessoa apresenta um mal funcionamento intestinal. O terapeuta vai atuar, então, no canal de energia do intestino grosso. Como, segundo a medicina tradicional chinesa , a maioria das doenças é ocasionado por excesso de energia, deve se sedar o ponto ou trajeto do meridiano, o paciente durante aplicação do método pode sentir dor isso e normal por ser uma resposta natural do organismo. No entanto, conforme a energia vai sendo liberada, é como se houvesse uma sedação e a dor passa. De acordo com a MTC a falta de energia está relacionada com a minoria das enfermidades, como o câncer e as doenças degenerativas. E então, deve-se tonificar.
“Nos dois casos ( tonifica ou sedar o ponto ), o objetivo é , com o toque, descongestionar o fluxo energético e devolver a homeostasia, a estabilidade ao organismo” segundo José Líbano professor de medicina oriental. Em outras palavras, trata-se do equilíbrio energético que lhe é próprio e que está em sintonia com a natureza. Aliás, a MTC tem bases filosóficas no Taoísmo, no qual o universo é resultado da interação entre o YIN e YANG, gradações do TAO (energia cósmica universal) e, dessa maneira, o corpo humano também funciona de acordo com essas duas forças. Portanto, tudo tem o seu lado YIN e seu lado YANG (sol = yang, lua = yin , o céu = yang, terra = yin), no casso do nosso corpo a tensão é característica Yang e o relaxamento é característico Yin, a constipação é Yang, e enquanto a diarréia é Yin. Do equilíbrio entre essas duas forças é que depende da harmonia de todos as coisas do universo. Coma saúde, não é diferente: para estar saudável Yin e Yang devem estar em equilíbrio no seu organismo.
Ano 1 - N° 2
1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário