segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cintilografia da Tiroide


Bom hoje eu estou postando que para alguns pode ser um assunto novo para os outros nao, mais enfim um assunto que chamo minha atenção hoje na aula da faculdade que sobre esse metodo onde avalia as tireoidopatias.

A cintilografia de tireóide permite o estudo da fisiologia da tireóide e constitui método não invasivo.
A Medicina Nuclear não utiliza contrastes para a obtenção de imagens e sim de substâncias radioativas (131I 123I ou 99mtc).Estes traçadores podem ser injetados ou ingeridos, dependendo do tipo do radioisótopo utilizado.

O que sente ?
O exame não provoca qualquer sintoma local, como dor ou desconforto. Na situação em que se utiliza iodo 131, o paciente deve comparecer ao serviço que irá realizar o exame, no qual fará uma leitura preliminar de radioatividade, sendo que a seguir receberá uma pequena dose do iodo radioativo, devendo retornar 24 horas após para nova leitura de radioatividade. Nos casos em que se utiliza o tecnécio, a substância radioativa é injetada por via endovenosa (pela veia) e a leitura feita algumas horas após. Recentemente, um isótopo do iodo radioativo (Iodo 123) com uma vida mais curta vem sendo empregado, permitindo que o exame seja feito em algumas horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário