segunda-feira, 3 de maio de 2010

Relação da acupuntura auricular com o corpo.

Eu vou falar um das relações do nosso pavilhão auricular com o corpo. A intervenção sensitiva da orelha é dada pelas nervos auriculotemporal, occipital menor e auricular menor, responsável pela sensação de tato, dor , frio e calor.
O exame do pavilhão auricular pode transmitir informações importantes. Assim, quando a orelha tem uma consistência espessada e brilhante significa que a energia Yin ancestral dos rins está plena; se ela apresenta um aspecto delgado e seco traduz uma insuficiência do Yin ancestral dos Rins.
A orelha com cor branca traduz acometimento pela energia perversa frio; a cor azulada e escura surge na medida em que aparecem as dores e que, estas vão se tornando cada vez mais intensa. O hélix seco e escuro indica uma falta na função metabólica dos Rins.
Uma orelha espessa e grande significa bastante energia; uma orelha pequena e delgada, uma falta na função metabólica dos Rins.
Na região da concha estao situados os pontos correspondentes aos órgãos e Vísceras ( como visto na foto a cima ). A parte somática ( tronco e membros ) estão localizados no anti-hélix e no canal do hélix. No lóbulo, situam-se as estruturas faciais.Os orifícios nasal, auditivo e bucal estão relacionados ao trágus, e no anti-trágo localizam-se as glândulas de secreção interna e estruturas ligadas à função destas.

Fonte : Acupuntura Auricular (2° Edição)
Ysao Yamamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário