Doar sangue é fácil e seguro
A doação de sangue é um gesto insubstituível que representa esperança de vida para muita gente. O candidato à doação passa por uma avaliação médica e só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. O material utilizado é descartável e você não corre risco de contrair doenças ao doar sangue. O volume colhido não faz falta ao doador e organismo se encarrega, rapidamente, de sua reposição.
Para doar sangue é necessário:
. Ter e estar com boa saúde;
· Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
· Ter idade entre 18 e 65 anos;
· Pesar acima de 50 quilos;
· Dormir bem na noite anterior a doação;
· Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
· Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia;
· Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
· Não ser usuário de drogas;
· Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
· Não estar grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar 3 meses, após cesárea, 6 meses;
· Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses;
· Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
· Não doe sangue em jejum. Pela manhã, alimente-se antes; a tarde, dê um intervalo de 3 horas após o almoço;
· Tratamento dentário impede a doação por período de 1 a 30 dias, conforme o caso;
· O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias para os homens e de 90 dias para mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 64 anos, o intervalo é de 6 meses;
· A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
· Homens podem realizar até 4 doações de sangue total em um período de 12 meses e as mulheres 3 doações;
É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial – Carteira de Identidade, de Trabalho, Profissional, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista.
Intervalo entre doações
Mulheres: podem doar sangue com um intervalo de 90 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo 3 vezes em um período de 12 meses.
Homens: podem doar sangue com um intervalo de 60 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo 4 vezes em um período de 12 meses.
Cuidados pós-doação:
· Aguardar no mínimo uma hora para dirigir curtos percursos e duas horas para viagens;
· Não fumar por, no mínimo, duas horas;
· Não pegar peso com o braço utilizado para doação;
· Não fazer exercício físico acentuado nas próximas 12 horas
(Informações retiradas do site www.hemominasmg.gov.br)
Saiba mais sobre o sangue
O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. O sangue é formado por parte líquida(plasma), constituída por água, sais,vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Onde ele é produzido? O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e externo. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.
As plaquetas são fragmentos de células que participam do processo de coagulação. Elas têm vida curta e circulam na proporção de 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue. Sua função mais importante é a de auxiliar na interrupção dos sangramentos.
Os Leucócitos são glóbulos brancos. Seu número varia de 5 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue e sua vida é curta. Possuem formas e funções diversas, sempre ligadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como por exemplo, as bactérias.
As Hemácias são glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem vida média de 120 dias no organismo, onde existem em torno de 4.500.000 delas por milímetro cúbico de sangue. A sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o gás carbônico das células, transportando-o para os pulmões.
O Plasma é um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue. Ele é constituído por 90% de água, onde se encontram dissolvidas proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais. Através do plasma circulam, por exemplo, elementos nutritivos necessários à vida das células.
Sistema ABO - Tipos sanguíneos
Vários sistemas de grupos sanguíneos são encontrados no sangue. Os mais importantes para a transfusão de sangue são os sistemas ABO e Rh. Um indivíduo pode ter sangue de um dos quatro grupos sanguíneos O, A, B ou AB que funciona da seguinte forma:
Doador | Receptor |
B | B-AB |
A | A-AB |
AB | AB |
O | AB-B-A-O |
Nenhum comentário:
Postar um comentário